- Segunda-feira, 28 Julho 2014
Realizou-se no passado fim de semana a primeira edição da final four da Taça Inter-regiões, esta época denominada “Emídio Rodrigues”, e que teve como palco o Pavilhão Municipal “Cidade de Tomar” em Tomar.
Foram dois dias onde o hóquei foi rei e senhor em terras ribatejanas. Autêntica maratona de hóquei com a realização de 8 jogos no Sábado onde se disputaram as meias-finais de Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Sub-20 e no Domingo a realização das finais dos respectivos escalões.
Chegaram a esta final four as quatro melhores equipas dos respectivos escalões desta prova que englobou as formações que não se apuraram para a segunda fase do nacional e as que não foram apuradas para a segunda fase da Taça APL. Ao todo, 59 equipas a disputar um troféu instituído pela AP Lisboa e que teve a participação de Clubes/Equipas de Leiria, Ribatejo, Lisboa, Setúbal e Alentejo. Excelente prova esta que culminou no passado Domingo, e que segundo os responsáveis dos Clubes foi um êxito não só desportivo como social. Uma forma de as equipas se manterem em competição e ao mesmo tempo poderem jogar em Associações tão distintas como aquelas que participaram.
E da Final Four não se poderia esperar outra coisa que não fosse emoção a rodos indecisões no resultado até ao último segundo da maioria dos jogos, tal foi o equilíbrio que as equipas demonstraram nestes dois dias de competição.
Sub-13
SC Tomar e Stuart Massamá discutiam a primeira vaga na final deste escalão. Triunfo da equipa da Cidade do Nabão por 3-2 em golo de ouro.
Na outra meia final deste escalão A Física de Torres Vedras venceria o CF Estremoz por 9-6 e estavam assim encontrados os dois finalistas deste Escalão.
No Domingo ao inicio da tarde primeira final e foi a formação torriense a que melhor se portou num encontro recheado de golos com o triunfo a sorrir à Física por 14-9.
Sub-15
HC Turquel e AJ Salesiana protagonizaram a primeira meia final que só decidiria o primeiro finalista através de grandes penalidades com a equipa da Aldeia do Hóquei a vencer por 3-2.
Na outra meia final defrontaram-se as equipas do S Alenquer B ao HC Sintra com o triunfo a sorrir ao Alenquer, também através de Golo de Ouro por 4-3 depois de no tempo regulamentar se registar um empate a 3 bolas.
Na final disputada no Domingo entre HC Turquel e S Alenquer B sairia vencedora deste encontro a equipa Turquelense por 5-4 numa partida equilibradíssima com o golo da vitória a surgir já nos segundos finais do jogo.
Sub-17
A primeira partida opôs o CF Estremoz ao HCP Grândola e aqui saiu vencedora a formação da “Vila Morena” por 6-4.
Na segunda meia-final e que apurava o segundo finalista deste escalão de Juvenis e que opôs o SC Paço de Arcos ao HC Sintra, mais um encontro com indecisão até ao final e aí o triunfo a surgir para o HC Sintra por 2-1 também aqui na sequência de um Golo de Ouro após um empate no final do tempo regulamentar a 1 bola.
Na final disputada na tarde de Domingo seria a equipa da Associação de Setúbal a mais forte em campo, ao bater a formação sintrense por 4-2. Com a incerteza a pairar até perto do final, seria a equipa de António Pereira a conseguir distanciar-se no marcador e vencer por 4-2, juntando no seu curriculo esta época o campeonato regional de Setúbal, e o Torneio de Encerramento da AP Setúbal a este troféu.
Sub-20
O Águias da Memória- Académica da Amadora marcava a primeira meia final deste escalão. Jogada já no final do dia de Sábado a formação da Associação de Leira venceria sem grandes dificuldades a equipa de Paulo Alves. O Águias bateria a Amadora por 7-2 e ganhava o direito de jogar na final deste escalão.
A outra meia final opôs a Salesiana ao SC Tomar e aqui foi a equipa do Estoril a mais forte em rinque, vencer também sem dificuldades de maior o conjunto tomarense por 5-1.
Encontrados os finalistas foi no Domingo que se defrontaram, e para não variar, para além do excelente jogo que as duas formações tiveram oportunidade de realizar, a incerteza no resultado foi até praticamente ao final do tempo de jogo, com o conjunto de Lisboa a vencer à tangente a formação do Águias por 2-1. A equipa da AJ Salesiana juntou neste Domingo esta Taça do Torneio Inter-regiões "Emídio Rodrigues" à Taça APL que tinha conquistado à 15 dias atrás em Odivelas no jogo frente ao Parede FC.