- Quinta-feira, 08 Janeiro 2015
O jogo mais importante da última jornada referente à primeira volta joga-se no “Jácome Ratton” em Tomar com o líder AE Física a defrontar os leões ribatejanos.
Duas equipas que desceram na pretérita temporada à divisão secundária, e com ambições naturais a voltar à principal montra do HP nacional defrontam-se este sábado, com a equipa que viaja de Torres Vedras a ser para já o líder incontestado desta zona sul.
O SC Tomar, que nas últimas épocas tem alternado a sua participação entre a primeira e a segunda divisão, apresentou-se no início da temporada como candidata à subida. Com um plantel onde a maioria dos seus jogadores transitaram da época passada, as espectativas da formação orientada por Nuno Domingues, eram, e são naturalmente legítimas.
No entanto a prestação da formação leonina tem alternado entre o bom e o menos bom com consequências na classificação. Entrada com o patim esquerdo na prova (derrota no Entroncamento na ronda inaugural) e pior que isso, dois desaires intramuros, que deixam a formação tomarense já a 7 pontos do comandante da prova, o seu adversário do próximo sábado, a AE Física. Embora apresentando o melhor ataque da prova à entrada desta jornada 15, o facto concreto é que soma já no seu pecúlio quatro desaires, o que coloca sérias dúvidas sobre a pretensa subida de divisão.
Luís Silva é o melhor marcador dos leões com 17 golos apontados, seguido do capitão Ivo Silva com 12.
Quanto à AE Física D, também teve um percalço logo à segunda jornada (na deslocação a Nafarros) deixando algumas dúvidas a quem acompanha esta zona sul. Mas o trabalho que André Gil está a realizar na equipa torreense vai deixando antever que esta formação é a mais séria candidata à subida.
Com a AE Física a passar por graves problemas financeiros, a capacidade de alhear a equipa sénior dos problemas do Clube é um facto meritório do trabalho que André Gil está a realizar no Clube mais emblemático da zona Oeste.
Aos poucos e sem alardes a equipa foi fazendo o seu caminho, com um pequeno tropeção em Sesimbra onde empatou (à 5.ª jornada) e a partir daí tem somado vitórias (levando já 8 triunfos seguidos). Com um plantel onde as pedras mais influentes transitaram da época anterior, casos de Carlos Godinho, Samuel Lima, entretanto Carlos Garrancho, e na baliza o jovem Pedro Chambel, eis que este conjunto ganhou distância para a concorrência mais directa e chega a Tomar tranquila e disposta a jogar sem preconceitos frente aos Leões.
Vicente Alves é o melhor marcador da formação da Física com 19 golos apontados, seis dos quais na ultima jornada frente ao Vasco da Gama. De referir ainda que Vicente Alves tem marcado o “ponto” nas últimas cinco jornadas, onde apontou 13 dos golos até agora conseguidos. Certamente um dos jogadores a quem Nuno Domingues pedirá muita atenção na partida.
Espera-se que seja uma partida ao nível das equipas que vão evoluir no “Jácome Ratton”, ou seja de qualidade e que seja disputada, para gáudio de quem tiver a oportunidade de poder assistir. Sem ser decisivo para qualquer das formações, não deixa de ser um jogo “de primeira” entre candidatos naturais e históricos da nossa praça hoquista.
Sábado a partir das 18 horas a bola começará a girar ficando, nós, a contar com um jogo que mereça ser comentado.
Foto: António Antunes (Arquivo)