- Sábado, 26 Setembro 2015
Tem inicio este fim-de-semana o campeonato nacional da 3.ª divisão. Antecipado uma semana relativamente ao que estava indicado na calendarização inicialmente fornecida pela FPP, já que o número de equipas ultrapassou aquilo que estava planificado, temos então 45 equipas, divididas em 3 zonas que irão lutar pelas seis vagas de acesso à 2.ª divisão nacional.
Na Zona Sul, também existem vários “tubarões” com olhos postos na subida. E os mais habilitados, são à partida, o HC Vasco da Gama e o Parede FC, logo seguidos de AC Tojal, GRF Murches.
O Vasco da Gama que desceu no final da pretérita temporada, e o Parede FC que lutou na liguilha pela subida, são claramente as mais fortes candidatas. A equipa de Sines, mantem a mesma estrutura, e é público o desejo de voltar à 2.ª divisão e a ambição de conquistarem o Nacional da 3.ª divisão este época. Do lado do Parede FC, mantem-se também grande parte da equipa que tão bem esteve na ultima época, reforçada com mais alguns elementos e onde a juventude, a ambição e qualidade do plantel são motivos suficientes para se acreditar nesta equipa da linha.
E curiosamente, quis o sortilégio do sorteio que estas duas formações se encontrassem logo na ronda inaugural, jogo este a disputar-se no “Fe3rnando Lopes Graça” na Parede, este Domingo.
Jogo intenso e com final imprevisível, este que se irá disputar na Parede, deixando já antever o que nos espera destas duas formações na prova.
O Tojal joga em casa, recebe o Clube TAP, numa partida onde a formação de Pedro Crespo parte como favorita. Reforçada com alguns elementos oriundos de equipas da divisão secundária, esta equipa de S. Julião do Tojal poderá ser a surpresa na prova.
Quanto ao Murches, que este defeso viu a equipa ser remodelada, tem em Pedro Favinha o seu timoneiro e aposta na luta pelos lugares de subida. O tempo irá ditar o veredicto. Este Domingo desloca-se a Cascais onde pode somar os três pontos em disputa.
Em Vale de Lobos, a equipa do GDR “Os Lobinhos” recebe a formação do HC Santiago, numa partida onde os forasteiros tem argumentos para roubar pontos.
O Odivelas inicia a sua prestação na prova a jogar no seu Pavilhão recebendo o CP Beja. Jogo com sinal mais para a formação Odivelas que pode começar já a amealhar pontos, embora tenha que estar atenta ao conjunto alentejano, que tem no seu plantel muita juventude e vontade de vencer.
O CF Estremoz inicia a temporada intramuros, recebendo a equipa açoriana do Hóquei Clube PDL. Jogo com prognóstico reservado, embora, e olhando, para o passado mais recente, no inclinamos para a formação insular, para vencer este encontro.
Esta partida abre a época nesta série, já que se realiza este sábado a partir das 19 horas.
Por fim em Castro Verde a formação local a receber os algarvios do CD Boliqueime, numa partida onde o factor casa deverá ser determinante no desfecho final desta partida.
1.ª jornada
GDR “Os Lobinhos” – HC Santiago
FC Castrense – CD Boliqueime
CF Estremoz – Hóquei Clube PDL
GDS Cascais – GRF Murches
GCC Odivelas – CP beja
APAC Tojal – Clube TAP
Parede FC – HC Vasco Gama