- Segunda-feira, 28 Março 2016
O Pavilhão “Jácome Ratton” em Tomar foi palco durante três dias de um dos melhores torneios jovens que se realizam nesta quadra pascal. Se o Cartel anunciava emoção e qualidade, os três dias que decorreu este evento deixou explicito tudo isso.
Desde Benjamins até Sub20,l não faltou adrenalina e emoção.
Com três equipas campeãs nacionais em título (casos do FC Porto – sub13, AD Valongo em sub15 e SL Benfica em sub20) presentes, e uma série de equipas que estão neste momento a participar nos nacionais jovens, trouxe até Tomar a fina flor do melhor que o hóquei jovem apresenta. Pavilhão quase sempre com excelente moldura humana, com o zénite a acontecer nos últimos jogos do torneio onde não cabia nem um ovo, com o muito público presente a vibrar com as incidências da partida.
Em Benjamins e Escolares o Oeiras fez o pleno. Triunfos nos jogos realizados com os todos poderosos SL Benfica (Benjamins) e FC Porto (Escolares) a não conseguirem levar a melhor sobre as equipas da linha.
Em Sub-13, o FC Porto conquistou o troféu em disputa, repetindo o feito da temporada transacta. Tudo em aberto para o último jogo que opôs a equipa da Invicta ao SC Tomar, com o resultado a terminar como começou. A zeros. Jogo mexido, com oportunidades para os dois lados, mas a excelente exibição dos guarda redes não permitiu a festa do golo. O FC porto terminaria na primeira posição com o mesmo número de pontos da equipa do SC Tomar, mas com a vantagem na diferença de golos marcados e sofridos.
Nos Sub-15 foi o Valongo, a somar o primeiro lugar, repetindo também a classificação da edição anterior do Torneio.
A equipa do Valongo defrontou na ultima jornada a formação do SC Tomar A, numa partida onde a equipa da casa teria que vencer se quisesse alcançar o primeiro lugar. Partida equilibrada mas com o Valongo a ser mais eficaz na hora da verdade e a vencer por 2-0, arrecadando o primeiro lugar do Torneio.
O FC Porto não teve dificuldades de maior em vencer, no escalão de sub-17 somando por vitórias as partidas realizadas. O SC Tomar ficaria na segunda posição, o Noia, formação que deu o cunho internacional a este Torneio a ficar-se pela ultima posição do pódio.
Por fim nos Sub-20 foi o SL Benfica a vencer pela terceira vez consecutiva este Torneio no referido escalão. E mais uma vez a ser o Valongo a disputar no ultimo jogo do Torneio a luta pelo troféu mais apetecido.
E nesta edição a partida que opôs os últimos dois campeões nacionais, ultima deste Torneio, foi um hino à entrega de parte a parte com a incerteza a pairar até final para se saber quem venceria este escalão. Jogo intenso, rasgadinho, com o vencedor a ser o Benfica mas já no minuto final do encontro. Casos QB, que só quem assistiu pode analisar, mas que deixou o público que enchia por completo o Pavilhão, estasiado, após um jogo que faria inveja a muitos que assistimos na 2.ª divisão, e porque não, na 1.º.
Foi o encerrar em beleza de um Torneio que teve a presença de 26 equipas, que movimentaram perto de três centenas de atletas e que deixou água na boca a quem teve o privilégio de assistir in loco a este VIII Torneio Internacional“Cidade de Tomar.
foto- Catarina Viegas