a c e b o o k
  • This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

  • Hot
  • Top
  • Outras

2.ª D- Norte- Marinhense ...

Terça-feira , Dez 10 2019
11

Hugo Santos cedido à ...

Terça-feira , Dez 10 2019
157

2.ª D- Sul- SC Tomar foi ...

Segunda-feira , Dez 09 2019
93

Hóquei fica mais pobre

Segunda-feira , Jul 30 2018
57727

Patinagem reconhecida ...

Segunda-feira , Nov 09 2015
25634

CM Feminino- Portugal ...

Sábado , Out 01 2016
20408

Apesar do empate, FC ...

Sábado , Jan 19 2019
274

"Rui Veloso, Xutos e ...

Segunda-feira , Set 04 2017
1332

Pedro Nunes- “Somos ...

Sexta-feira , Abr 08 2016
689

interioresinteriores

LuisParentePsicologoUDO

A UD Oliveirense aposta esta temporada numa nova vertente, contando com o Psicólogo Luís Parente, tendo agora divulgado uma entrevista sobre o trabalho que o mesmo está a desenvolver na equipa de Oliveira de Azeméis.

"UDO: Luís Parente o que é psicólogo desportivo?
A psicologia do desporto é um ramo da psicologia que apresenta um objetivo totalmente especifico para a população com quem trabalha, que é melhorar o rendimento desportivo através do treino de habilidades psicológicas. Para isso o foco central do trabalho passa por observar os atletas no seu contexto de atividade, ou seja, em contexto desportivo (treinos, jogos, estágios...), identificando e potencializando habilidades que ajudem o atleta e o grupo a melhorarem o seu rendimento desportivo! Em suma, a Psicologia do Desporto está como outras áreas (preparação física, fisioterapia, analista etc) integrada no treino sendo mais um suporte para o alcance dos objetivos no decorrer da época desportiva!

UDO: Quais são os principais focos de trabalho que devem ser desenvolvidos?
Quando falamos de treino e trabalho associado ao desporto, seja de formação ou alto rendimento, temos sempre de nos relembrar que o este assenta em quatro áreas fundamentais. Treino físico, técnico, táctico e psicológico, estas são cientificamente as áreas que deverão estar integradas no treino individual e coletivo. Por isso, e abordando o treino psicológico, o foco de treino deve ser dado a habilidades como a concentração, auto-confiança, motivação, controlo emocional, controlo do stress, intervenção em lesões, e teambuilding (sendo esta uma componente que promove a construção de equipa). Estas habilidades são observadas, identificadas e integradas num programa de treino com o objetivo de as Treinar no seu contexto que é, de patins nos pés no treino diário!

UDO: São atletas de alta competição. Percebem por isso melhor o papel que estás a desenvolver?
Cada vez mais há o conhecimento e o reconhecimento do trabalho que a Psicologia do Desporto desenvolve no alto rendimento desportivo e, estando a falar de atletas com uma vivência a longo prazo na modalidade e a um nível permanentemente elevado, a receptividade para o trabalho é grande. Afinal estamos a falar de de uma área do treino que é facilmente identificada pelos atletas que a vivenciam, ou seja, num jogo, todas as habilidades que referi na pergunta anterior estão integradas, quanto melhor forem as respostas a estes estímulos, melhor será o rendimento.

UDO: Porque é que é importante um psicólogo desportivo numa equipa de alta competição?
É tao importante um Psicólogo Desportivo como um fisioterapeuta, preparador físico ou treinador assistente. O fator determinante é a componente multidisciplinar. E ai altera a lógica, pois para mim, o determinante é o técnico em psicologia do desporto ser mais um elemento integrado na estrutura técnica e que integre o seu trabalho na dinâmica da equipa técnica. Tornando isto pratico, é como colocar as habilidades psicológicas que o atleta e o grupo estão a sistematizar no programa de treino diário liderado pelo treinador. Para finalizar, o importante é a equipa técnica ter elementos validos em várias áreas para tornar todo o trabalho o mais completo possível.

UDO: É um regresso ao hóquei em patins da Oliveirense. Que clube voltaste a encontrar?
É um regresso ao hoquei em patins da Oliveirense e diga-se que muito desejado (saudades de pisar aquela pista)! Encontrei um clube igual e diferente ao mesmo tempo. Passado alguns anos, encontro um clube muito bem estruturado e com um nível de profissionalismo elevadíssimo que proporciona todas as condições de trabalho a qualquer agente desportivo integrante, mas para além disso existe a base, as questões que se prendem com a cultura e a identidade, e essa será sempre a mesma, pois os pilares estão bem definidos: clube familiar, humanista, humilde e muito trabalhador! São essas as bases que me parecem transversais à linha do tempo!"

Foto|Fonte: Facebook UD Oliveirense

 workshops para rodapé Noticias ExtensãodeCabelo