- Quarta-feira, 29 Março 2017
«Portugal já conhece os dez jogadores que tentam igualar Espanha na Taça das Nações. Em ano de Mundial, o torneio proporciona testes que levaram a Argentina a chamar seis campeões.
Com o Mundial'2017 no horizonte (1 a 9 de setembro, China) que se prepara a Taça das Nações. A prova bienal, também conhecida por Torneio de Montreux, é encarada como a antecâmara da grande competição do ano, na qual a Argentina defenderá o título.
Em Montreux, é Portugal que se destaca por ter vencido as últimas quatro edições, procurando prolongar a série e igualar Espanha, vitoriosa entre 1999 e 2009. "Queremos o penta, sim, mas sustentado jogo a jogo. Daremos uma resposta positiva", declarou o selecionador Luís Sénica, considerando: "Montreux está mais competitivo. Gosto desta exigência. Este torneio permite a experimentação de jovens porque a seleção não é um grupo fechado. Fizemos um exercício interessante, o de manter seis campeões europeus [Nélson Filipe, Henrique Magalhães, Hélder Nunes, João Rodrigues, Rafa e Gonçalo Alves] e integrámos outros que têm sido escolha final."
A Argentina, ausente desde 2011, chega a Montreux com seis campeões mundiais, dois deles a atuar em Portugal: Carlos Nicolia (Benfica) e Reinaldo Garcia (FC Porto). Espanha chamou dois internacionais do último Europeu, Pau Bargalló e Cristián Rodriguez, e dos que jogam em Portugal só Pedro Gil foi escolha. No Grupo A, Portugal defronta o Chile (12), Angola (13) e Espanha (14). No Grupo B jogam Argentina, Itália, França e o HC Montreux.»
Atletas Convocados
Guarda-Redes
Nélson Filipe (FC Porto)
Pedro Henriques (Reus Deportiu, ESP)
Defesas
Henrique Magalhães (HC Liceo, ESP)
Luís Querido (OC Barcelos)
Defesas-Médio
Hélder Nunes (FC Porto)
Universais
João Rodrigues (SL Benfica)
José Rafael Costa "Rafa" (FC Porto)
Miguel Vieira "Vieirinha" (OC Barcelos)
Avançados
Gonçalo Alves (FC Porto)
João Souto (UD Oliveirense)
Foto|fonte: Jornal "O Jogo"