- Sábado, 12 Novembro 2022
A seleção nacional feminina perdeu, esta tarde, o jogo da semifinal frente à equipa anfitriã, por 1-5 e vai agora lutar pelo terceiro lugar do Campeonato do Mundo, na Argentina, frente à Itália. Apesar de afastada da final, esta foi a melhor participação portuguesa num mundial, nos últimos seis anos.
O jogo começou com an Argentina a exercer mais pressão, chegando ao golo na primeira jogada de perigo, com dois minutos decorridos.
Portugal reagiu bem ao golo tão cedo no jogo e, na resposta, Sofia Moncóvio disparou à baliza adversária, mas sem sucesso. A seleção mostrou-se veloz a atacar e só não chegou ao golo por dois fatores: pouca sorte na finalização e uma fantástica exibição da guarda-redes argentina.
Ao minuto 19, Sofia Moncóvio disparou uma bola à trave e foi por pouco que Portugal não marcou. O jogou estava intenso e partido, mas foi a Argentina a chegar ao segundo, de penálti, numa altura do jogo em que a equipa Lusa até estava mais perto de empatar. Portugal voltou a não acusar demasiado o golo, insistindo no caminho da baliza argentina, mas a continuar sem finalizar. A cinco minutos do fim do primeiro tempo, novo penálti a favor da equipa da casa, que converteu no terceiro, fixando o resultado ao intervalo.
Na segunda parte a Argentina foi gerindo o tempo, não deixando de criar situações de perigo, obrigando Cláudia Vicente a brilhar na baliza. Portugal conseguiu reduzir, no minuto 13, por Rita Batista mas, praticamente no minuto seguinte, a Argentina fez o quarto golo. A oito minutos do final, a equipa das quinas é admoestada com o cartão azul. Depois de uma primeira defesa da guardiã Lusa, as argentinas marcaram na recarga, fechando o resultado nos 5-1.
A seleção nacional vai jogar pela medalha de bronze, este sábado às 21 horas portuguesas.
Fonte- FPP