- Terça-feira, 07 Fevereiro 2023
Nesta quinta-feira, 9 de fevereiro, às 20h00, Benfica e HC Liceo encontram-se na Corunha, no Palacio de Los Deportes de Riazor, para disputarem a 2.ª jornada do grupo A da WSE Champions League. Edu Lamas acredita que os benfiquistas têm armas para bater o atual campeão espanhol.
Ao todo foram 10 anos a patinar na Corunha, para onde se mudou muito cedo, aos 16 anos. Natural da Catalunha, Edu Lamas despontou para o hóquei em patins na Galiza, no HC Liceo. Uma dezena de temporadas onde conquistou muitos troféus e uma notoriedade que acabou por trazê-lo para o Benfica em 2019.
Não sendo o único benfiquista que passou pelo Liceo (Roberto Di Benedetto, Lucas Ordoñez e Pablo Álvarez também já representaram aquela formação), é por certo quem melhor conhece a realidade da equipa mais titulada da Galiza.
"Tradicionalmente, na sua casa, o Liceo é muito complicado de bater", comentou Edu Lamas, aos microfones da BTV. "Eles têm vários pontos a favor, como o público, a pista e a grande equipa que têm, mas nós vamos tentar utilizar as nossas armas para conseguir vencer", anteviu o defesa do Benfica.
O atual campeão espanhol está na 2.ª posição da Liga Espanhola, mas, ao olharmos para os números, os liceístas perderam a maioria dos confrontos de grau de exigência mais elevado. Derrotas com as equipas do top 5 do campeonato espanhol e uma goleada de 5-1 em Oliveira de Azeméis diante da Oliveirense, na jornada inaugural da Liga dos Campeões, demonstram uma formação irregular.
Por outro lado, os encarnados lideram o Campeonato Nacional, e a entrada com o pé direito na "Europa" oferece boas sensações ao conjunto treinado por Nuno Resende.
"Vamos com ambição, contra um grande rival, com muita tradição no hóquei em patins. Têm uma equipa muito forte, estão a fazer um bom campeonato em Espanha. Queremos continuar o nosso caminho, continuar vitoriosos na competição", definiu Edu Lamas, que explicou ainda os argumentos que os benfiquistas colocam em campo e que podem ajudar a conseguir um triunfo no Riazor.
"Estamos a demonstrar que somos muito sólidos defensivamente, temos feito um trabalho excecional. No ataque também somos muito perigosos. Temos de estar muito concentrados e unidos no rinque e fazer o que o treinador pede", explicou.
Em oito confrontos para a Liga Europeia, o Benfica nunca perdeu nos 50 minutos regulamentares com o Liceo. Quatro triunfos e quatro empates (com dois deles a serem decididos a favor dos galegos na cobrança das grandes penalidades). Bons números a favor dos encarnados, pouco contam para o jogo desta quinta-feira, mas não deixam de ser um bom augúrio para a partida.
Fonte- SL Benfica * Texto- Nuno Miguel Machado * Foto- Victória Ribeiro / SL Benfica