a c e b o o k
  • This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

05062023 MAQ17359 1024x800

Foram apresentados esta tarde de segunda feira, no Porto, pelos selecionadores nacionais Hélder Antunes e Renato Garrido, os atletas convocados para os Campeonatos da Europa de Seniores Femininos e Masculinos deste ano.

A seleção feminina vai iniciar a preparação a 14 de junho, no Luso, onde está também prevista a participação no Open Internacional GoldenCat, na Catalunha, juntamente com as seleções italiana, francesa e catalã. O europeu vai decorrer de 2 a 9 de julho.

Com uma novidade nas escolhas para este europeu, Hélder Antunes explicou que «tendo em conta o trabalho de observação e acompanhamento ao longo da época, começámos a tomar decisões e a reduzir um lote de jogadoras que inicialmente era mais alargado, numa perspetiva de renovação». Para o técnico «este é o caminho para que, a curto prazo, possamos ter a seleção feminina ao mais alto nível para disputar qualquer prova internacional».

Antunes revelou que a equipa técnica está «plenamente convicta que temos aqui as dez melhores atletas, tendo em conta o que aconteceu na presente época e o que temos trabalhado e projetamos para o futuro». «Temos de ter um trabalho sustentado como tem sido ao longo dos últimos anos e, paulatinamente, tem existido renovação. Continuamos nessa senda porque acreditamos que é por aqui o caminho e é aqui que conseguimos fazer evoluir a nossa seleção para um patamar mais alto ainda», disse.

O selecionador sublinhou que «o grande foco é fazer uma grande representação de Portugal, honrar a camisola que vestimos e preparar a seleção o melhor possível para disputar o Campeonato da Europa».

No que diz respeito à seleção sénior masculina, o estágio vai decorrer de 28 a 13 de julho também no Luso. A seleção estará também presente no GoldenCat onde realizará jogos de preparação. O campeonato inicia dia 17 e termina a 22 de julho.

Para Renato Garrido a escolha dos convocados reflete a continuidade «da renovação que tem vindo a ser feita desde 2019». O selecionador explicou que «a seleção não é a mesma de quando iniciámos este projeto de seleções».

Sobre a integração de Nuno Santos e Xano Edo, Garrido referiu que «são dois jogadores que nos dão garantias para fazermos um grande europeu. Acreditamos no seu potencial e naquilo que podem dar em termos de valor acrescentado à nossa seleção». «Mais uma vez rejuvenescemos a seleção nacional mantendo a espinha dorsal pela qualidade que temos de jogadores e pela época que esses dois jogadores escolhidos também fizeram», acrescentou.

Sobre o novo formato competitivo deste europeu, o técnico realçou que «o início vai ser muito competitivo, teoricamente com as melhores seleções no mesmo grupo de Portugal (Grupo A com Espanha, Itália e França)». Jogar logo de início com estas seleções permite, na opinião de Garrido, «poder ou não errar ou melhorar, para estarmos presentes na final, que é sempre o nosso grande objetivo».

Confira abaixo as convocatórias:

Seleção Nacional de Seniores Femininos

Seleção Nacional de Seniores Masculinos

Fonte/Foto- FPP

30