- terça, 19 abril 2016
A AA Espinho é o novo líder do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão - Norte depois de disputada a 22.ª Jornada. O jogo grande da jornada decorria em Espinho e a AA Espinho foi mais forte, vencendo por 7-5 frente ao Riba d'Ave e desempatando as contas no cimo da tabela. Com este resultado a AA Espinho lidera isolada a classificação, agora com 50 pontos, enquanto o Riba d'Ave caiu para a 3.ª posição com os mesmos 37 pontos. Já o Valença HC não desperdiçou e venceu frente ao CD Cucujães por 3-4, mas enganaram-se os que pensaram que a tarefa seria fácil, pois o CDC apesar de já não escapar à despromoção, lutou pela vitória e obrigou o Valença a aplicar-se a sério para conseguir somar 49 pontos e subir à 2.ª posição. Assim, continua tudo em aberto para as próximas jornadas, esperando-se uma luta feroz até ao final pelos dois primeiros lugares da classificação.
A maior surpresa da ronda veio de Oliveira de Azeméis, com a Esola Livre de Azeméis a ser surpreendida em casa pelo CD Póvoa, que venceu por 3-6. Com este resultado a Escola Livre manteve o 4.º lugar com os mesmos 37 pontos, mas o CD Póvoa deu um importante passo rumo à manutenção, somando agora 27 pontos e ocupando a 10.ª posição. Já o CH Carvalhos, mantém a boa fase, somando mais uma vitória, que permitiu à dos Carvalhos somar 36 pontos e aproximar-se do 4.º lugar ocupado pela Escola Livre com 37, tendo vencido por 2-5 frente ao CART. Ainda assim, o CART protestou o encontro, pois segundo foi possível apurar, os árbitros José LaSalette e Rui Azevedo do CRA Aveiro admoestaram um jogador do CART com cartão azul quando este estava parado e ainda asim deram lugar à marcação de um livre direto favorável ao Carvalhos, o que motivou o protesto dos taipenses, que defendem que estando o jogo parado, não haveria lugar à marcação do referido livre direto.
Outra das surpresas da jornada veio de Marco de Canavezes, com o HC Marco a receber e vencer o CI Sagres por 5-4. Com este rsultado o CI Sagres manteve a 6.ª posição, com os mesmos 31 pontos, mas o HC Marco somou 30 pontos, tendo subdo à 8.ª posição, ficando mais próximo de assegurar a manutenção. Outro resultado inesperado veio do Pavilhão do Lavra, com o CRPF Lavra a receber e vencer o OC Barcelos (b) por 3-1. Com este resultado, a equipa do Lavra somou agora 23 pontos, tendo-se aproximado do 11.º lugar ocupado pela Juv. Pacense, que segue coom 23 pontos, mas com menos um jogo realizado, agendado para o próximo dia 25 de abril frente ao Famalicense AC. pelas 18h.