- quarta, 06 março 2019
O hoquista do Grupo Desportivo de Sesimbra de Portugal, Filipe Nabais, é uma das grandes novidades entre os 12 atletas que integram a convocatória final da seleção moçambicana, que de 8 a 10 de Março participa em Angola na Taça das Nações Africanas em seniores masculinos.
Com 22 anos, Filipe Nabais, formado nas escolas do Desportivo de Maputo, terá mais uma oportunidade de exibir os dotes técnicos na equipa moçambicana, ele que por opção técnica não esteve no “Mundial” na França em 2015 e China 2017. A última vez que o avançado tinha vestido a camisola de Moçambique tinha sido no Mundial em Angola 2013.
Além de Filipe Nabais, nota para as estreias de quatro jovens talentosos: Pedro Pimentel Jr, filho do antigo capitão da seleção Pedro Pimentel, redes Alfredo Mandlate, Rafael Elias e Manfrede Calange. É com uma seleção bem renovada e com alguma experiência, onde despontam os nomes de Mário Rodrigues “Marinho” do Sport Alenquer e Benfica, Carlos Silva do RHC Diessbach da Suíça, que já defendeu a baliza de Portugal e do Benfica, Ivan Esculudes “Maninho” e Bruno Pinto do Riba D'Ave Hóquei Clube de Portugal.
Nota para as ausências de Nuno Araújo, Spiros Esculudes e Fredy Saraiva, trio que vinha estando sempre em “Mundiais”, mas que por motivos profissionais e pessoais ficou de fora. A equipa moçambicana parte nesta quarta feira para Luanda para juntamente com Angola e Egipto disputar o título de campeão africano que dá direito a participar no Campeonato do Mundo , competição agendada para a Barcelona em julho próximo.
Eis os 12 hoquistas convocados: Guarda-redes: Carlos Silva (RHC Diessbach da Suíça) e Alfredo Mandlate “Fedinho” (Desportivo); Defesas/médios: Bruno Pinto (Riba D'Ave Hóquei Clube de Portugal), Rafael Elias (Desportivo) e Manfrede Calange (Ferroviário); Avançados: Filipe Vaz (Sporting Clube de Marinhense, Portugal), Filipe Nabais (GD Sesimbra, Portugal), Ivan Esculudes (Estrela Vermelha), Kevin Pimentel (Desportivo), Pedro Pimentel Jr. (Desportivo) e Mário Rodriguez (Sport Alenquer e Benfica, Portugal).
Fonte/Foto- Jornal “ A Bola”