- segunda, 10 fevereiro 2020
Um golo apontado ao cair do pano acabou por garantir a vitória da BIR frente ao Sesimbra por 6-5, em Valado dos Frades, em jogo que contou para a 16.ª jornada do nacional da 2.ª divisão e que mantem assim acesa a chama da subida para a formação do Concelho da Nazaré.
Um jogo intenso com reviravoltas no marcador e que ficou marcado pelo golo do BIR nos segundos finais do encontro e que garantiram o triunfo da equipa de Valado dos Frades, mantendo-a na luta pelo segundo lugar da classificação geral.
Começou da melhor maneira para o BIR que viu Rafael Monteiro inaugurar o marcador logo ao minuto três. O Sesimbra empatou aos 6 minutos por intermédio de Marcelino numa fase onde a equipa valadense que viu dois dos seus jogadores a serem expulsos nesse período, obrigando-a a jogar largos minutos em inferioridade numérica. Ainda assim Luís Silva voltou a colocar a formação da casa em vantagem que seria anulada aos 18 minutos por Ricardo Lopes, que empatou a duas bolas, resultado que se manteve até ao intervalo.
O Sesimbra entrou melhor na etapa complementar com Ricardo Lopes a fazer o 2-3 logo aos três minutos. Rafael Monteiro respondeu com o empate no minuto seguinte, mas mais uma vez a eficácia da equipa visitante foi notória com Frederico Nascimento a colocar mais uma vez o Sesimbra na frente do marcador quando assinou o 3-4.
Seria já na fase final do encontro que o conjunto orientado por Honório conseguiria a “remontada” que se iniciou com Luís Silva que fez o empate aos 17 minutos e um minuto depois seria Rafael Monteiro a fazer o 5-4.
Ultimos minutos de muitos nervos e intensidade, com as duas equipas a procurarem o triunfo e Gonçalo Marcelino, de GP voltava a fazer o empate no “Amável dos Santos Pereira” para desespero do público afeto ao BIR.
Seria o experiente Orlando Fernandes, que saltara do banco nessa fase a fazer o golo que garantiu o triunfo ao BIR, apontado já no minuto final do encontro.
Vitória justa da equipa de Valado dos Frades valorizada pela notável réplica que o conjunto que viajou da Vila piscatória deu nos cinquenta minutos do jogo.
Após 16 jornadas realizadas o BIR ocupa o 5.º lugar com 29 pontos, os mesmos do S Alenquer B e na próxima semana desloca-se à Ilha do Pico onde defrontará o Candelária SC, que segue na 3.ª posição com mais 5 pontos.
O GD Sesimbra que com esta derrota mantem-se na zona de descida jogará no seu recinto onde será o anfitrião da AJ Salesiana.
Foto- Facebook do Biblioteca IR