- terça, 04 agosto 2020
Fecharam as inscrições das equipas para as provas europeias, mas dossier não encerrou porque há três equipas italianas em dúvida.
A época europeia 2020/21, prevista para arrancar em novembro, e com sorteio marcado para a segunda quinzena de setembro, não tem o processo de inscrições concluído para a Liga Europeia e Taça WSE, porque questões relacionadas com a pandemia e consequentes aspetos financeiros ainda preocupam os italianos do Lodi,, Forte dei Marmi e Scandiano.
O comité europeu deu mais 24 horas (esta segunda-feira) às equipas italianas para se poderem inscrever, depois de todas as dúvidas levantadas.
Após 2019/20 ter sido cancelado, numa altura em que Portugal tinha Benfica, FCPorto e Oliveirense de olho nos quartos de final da Liga Europeia, e ainda Barcelos e Braga com aspirações na Taça WSE, segue-se 2020/21 rodadeado de incertezas. Para já sabe-se que na Liga Europeia haverá 16 equipas, mesmo com a possibilidade de não haver representantes italianos, podendo o comité europeu recorrer a formações da Taça WSE, que são 26, menos nove do que em 2019/20.
SL Benfica, FC Porto, UD Oliveirense e Sporting CP inscreveram-se na Liga Europeia; OC Barcelos, HC Braga, AD Sanjoanense e Riba D´Ave HC na Taça WSE.
Na Taça feminina, participarão 12 equipas, mais quatro do que em 2019/20. Benfica, Stuart Massamá e CACO representam Portugal. Por causa da pandemia e para minimizar riscos esta competição será realizada toda no mesmo local (a definir).
Em comunicado, o comité europeu falou em "problemas administrativos", sendo que alguns clubes ainda não regularizaram pagamentos de taxas.
Sobre protocolos anti-covid, o comité admite "alguns jogos sem público" e realça que "se a pandemia afetar alguma equipa, as devidas alterações serão discutidas com as federações nacionais e clubes."
Duas semanas antes de cada jogo, as equipas intervenientes terão de se contactar para avaliar a situação de cada um, bem como as regras sanitárias de cada país. A possibilidade de adiamento de um jogo existe, mas todos terão de navegar à vista.
Fonte- Jornal “O Jogo” * Foto- Álvaro Isidoro / Global Imagens / Jornal “O Jogo”