- segunda, 24 janeiro 2022
A AD Valongo recebeu no passado sábado no “San Ciro” a equipa do SC Tomar em jogo que se encontrava em atraso da 8.ª jornada e venceu os nabantinos por esclarecedores 5-1.
Um jogo que até começou melhor para os ribatejanos que inauguraram o marcador por intermédio de Rubén Sousa aos 6 minutos numa fase onde o equilíbrio era nota dominante.
No entanto este golo, acabou por “espicaçar” a equipa de Edo Boch que acabaria por tomar conta do jogo, perante um SC Tomar a mostrar muitas dificuldades em se posicionar em termos defensivos.
Muito rápida, a equipa do Valongo foi desmontando “peça a peça” a equipa tomarense e foi sem surpresas que chegou ao empate por “Vieirinha” aos 13 minutos.
E até ao intervalo já só deu quase Valongo que acabaria por elevar para 3-1 com golos de Francisco Silva e Diogo Barata.
Esperava-se uma reação dos tomarenses para a etapa complementar, mas só deu mesmo Valongo.
A vencer por 3-1 a equipa da casa soube explorar de forma inteligente os buracos defensivos da equipa ribatejana que claramente foi presa fácil da “armada” valonguense que fez o que quis, ou quase, da equipa leonina.
Sem chama, perdida em termos coletivos, foi presa fácil da formação de Edo Boch, que acabaria por fazer mais dois golos neste período. Facundo Bridge e Facundo Navarro elevaram para 5-1 estavam antão decorridos 10 minutos de jogo. O SC Tomar ainda dispôs de 2 LD mas até aí o desacerto era evidente, embora se tenha que dar muito mérito, também ao guardião valonguense Bernardo Mendes.
Um triunfo sem espinhas do Valongo numa partida onde foi quase sempre superior em todos os capítulos do jogo frente ao SC Tomar.
Com este triunfo a equipa da AD Valongo ascende ao 6.º lugar por troca com o SC Tomar somando ambas 21 pontos.