- segunda, 04 julho 2022
O Benfica bateu o Sporting por 1-3 e alcançou o seu 8.º troféu da prova-rainha. O coroar de uma época de excelência!
Que desfecho de época para a equipa feminina de hóquei em patins do Benfica! Na final da Taça de Portugal, disputada neste domingo, 3 de julho, as eneacampeãs nacionais venceram por 1-3 e celebraram a 8.ª dobradinha da sua história.
Benfica e Sporting voltaram a encontrar-se num dos momentos decisivos da época, após terem discutido a final do play-off do Campeonato Nacional, conquistado pelas águias. No Pavilhão Municipal Leonel Fernandes, no Seixal, bancadas bem-compostas e repletas de Benfiquistas, onde também esteve presente o Presidente Rui Costa.
As encarnadas entraram em quadra com o mesmo cinco inicial da meia-final com o CACO e apresentaram duas alterações no banco de suplentes: Marta Benfeitas e Sofia Contreiras entraram para os lugares de Rita Albuquerque e Catarina Pedro, respetivamente.
Quanto ao jogo, primeiros minutos muito disputados, mas sem oportunidades flagrantes. Aos 5', golo de Cata Flores! A universal chilena lançou-se em corrida e, isolada, encontrou uma abertura à direita da baliza de Cláudia Vicente, finalizando com sucesso.
Seguiram-se momentos de grande trabalho para as duas guardiãs. Do lado do Benfica, Maria Vieira esteve em bom plano aos 6', com três defesas sucessivas a remates de Rute Lopes, e aos 10', quando impediu o golo a Rita Lopes e Rita Batista. Pelo meio, aos 9', foi Raquel Santos a desafiar a atenção de Cláudia Vicente.
Aos 13' Nuno Pinto pediu time out. No reatar do jogo, duas ocasiões para as encarnadas: Marlene Sousa tentou a picadinha, ao lado da baliza leonina; Maca Ramos, isolada, atirou a centímetros do golo. Estavam dados os avisos!
Volvidos três minutos, o Sporting teve nas mãos a oportunidade de igualar. Uma falta para cartão azul de Beatriz Figueiredo sobre Inês Vieira deu livre direto às verdes e brancas. Na execução, Maria Vieira defendeu o remate de Ana Catarina Ferreira.
Em superioridade numérica, o Sporting empatou aos 17', por Inês Vieira. Dérbi com 1-1 no placard e ainda muito para jogar! No minuto 21, Raquel Santos atirou forte e colocado, mas a guardiã sportinguista segurou. O mesmo não aconteceu aos 23', quando surgiu o 1-2! Após remate de Marlene Sousa, Maria Sofia Silva, na recarga, devolveu a vantagem às águias. Até ao intervalo, o resultado não se alterou.
Margem mínima no reatamento e tudo podia acontecer. O Sporting apresentava-se mais à defesa e o Benfica, por sua vez, continuava a atacar e a pressionar.
Aos 27', o trio Marlene Sousa, Raquel Santos e Beatriz Figueiredo desenhou uma jogada que esteve muito perto de resultar em golo! No contra-ataque, foi a vez da dupla formada pelas irmãs Rute e Rita Lopes criar perigo.
No minuto seguinte, Cata Flores encontrou Maria Sofia Silva ao segundo poste, mas esta não chegou a tempo. Só dava Benfica e, aos 35', Marlene Sousa dilatou para 1-3! Numa jogada trabalhada por Inês Severino e Maria Sofia Silva, a capitã das águias encontrou-se de caras com Cláudia Vicente e atirou para o golo.
O jogo caminhava para o fim e as equipas davam tudo na quadra. Aos 40', Inês Vieira, ela que marcou o golo do Sporting, esteve perto de bisar, mas a bola embateu na guardiã benfiquista. No instante seguinte, Inês Severino atirou ao lado da baliza leonina.
Gerindo o resultado e em controlo da partida, o Benfica manteve o resultado em 1-3 até final e, com esta vitória, ergueu o seu oitavo troféu da Taça de Portugal! Este foi o coroar de uma época perfeita para as comandadas de Paulo Almeida, que, depois da conquista da Supertaça, se sagraram eneacampeãs nacionais e finalizaram a temporada com a prova-rainha.
Fonte/Foto- SL Benfica