- terça, 11 outubro 2022
O presidente da Federação Moçambicana de Patinagem (FMP), Eneas Monteiro Comiche, foi nomeado recentemente para o cargo de presidente do Comité Africano de hóquei em patins para os próximos quatro anos.
A nomeação surge na sequência da eleição de Nathanael Koty (Benin) ao cargo de presidente da World Skate-Africa no congresso da Federação Internacional de Patinagem modalidade, realizado em novembro passado, em Roma, Itália.
Com esta nomeação, Eneas Monteiro Comiche tornou-se membro do Comité Executivo da Confederação Africana de Patinagem, portanto com direito a voto, nas próximas eleições quer do novo presidente da Federação Internacional, que a nível do continente.
Nas suas novas funções, o dirigente terá a tarefa de promover intercâmbios entre os países praticantes da modalidade em várias áreas de acção, desde a formação, a promoção de competições, tendo como objectivo único engrandecer a modalidade e massificar no continente, que até este momento é praticada de forma oficial em seis países, nomeadamente Moçambique, Angola, África do Sul, Egito, Benin e República Democrática do Congo.
Comiche, que tomou posse em maio último, sucede no cargo ao ex-presidente da FMP, Nicolau Manjate.
De referir que Moçambique é a seleção africana com a melhor prestação de sempre em mais de 40 anos de história em Campeonatos do Mundo, 'título' conquistado em San Juan, Argentina, em 2011, após alcançar o quarto lugar.
Fonte- Jornal “A Bola” -Álvaro da Costa, Maputo * Foto- Jornal “A Bola”