A Seleção Brasileira masculina já está definida para a janela de novembro das Eliminatórias da Americup 2025. Nesta quarta-feira, 30 de outubro, o técnico Aleksandar Petrovic anunciou os 13 jogadores que se apresentarão em Belém, no Pará, para os jogos contra Uruguai e Panamá, marcados para os dias 21 e 24 de novembro no Ginásio Mangueirinho.
Entre os convocados, seis atletas que participaram das Olimpíadas de Paris 2024 foram chamados: Raulzinho, Georginho, Didi Louzada, Lucas Dias, João Marcelo “Mãozinha” e Bruno Caboclo. Além disso, jovens promissores foram incluídos, como Mathias Alessanco, de apenas 16 anos, Nathan Mariano e Zu Júnior. Atletas que já têm experiência em convocações anteriores também fazem parte do grupo, como Gui Deodato, Elinho, Marcio Henrique e Alexey Borges.
— Esta convocação inclui jogadores experientes que estiveram nas Olimpíadas, além de atletas que treinaram antes do Pré-Olímpico. Também temos jovens talentos, o que mostra o início de um processo de renovação, visando futuros eventos como Los Angeles. Não posso contar com todos os atletas que estão na Europa, como Yago e Leo Meindl, que está no Japão e terá um período de descanso nesta janela, assim como Benite. Essa mescla de experiência e juventude é essencial para obter bons resultados agora e preparar novas gerações para o futuro — explicou Aleksandar Petrovic.
A apresentação dos atletas será no dia 18 de novembro, em Belém. O Brasil enfrentará o Uruguai no dia 21 e, em seguida, o Panamá no dia 24, com ambas as partidas marcadas para as 20h, com transmissão ao vivo pela ESPN.
Campanha nas Eliminatórias
Com o desempenho atual nas Eliminatórias, o Brasil está virtualmente classificado para a Americup 2025, que será realizada em agosto na Nicarágua. Vitórias em Belém garantiriam a classificação matemática. Após essa janela, a Seleção ainda terá dois jogos fora de casa, novamente contra Uruguai e Panamá, em fevereiro de 2025.
A venda de ingressos e outras informações sobre os jogos em Belém serão divulgadas em breve nas redes sociais da Basquete Brasil e no site oficial da entidade.
Convocados para a Seleção Brasileira Masculina
Armadores:
- Raulzinho (Pinheiros-SP)
- Alexey Borges (Flamengo-RJ)
- Elinho (Corinthians-SP)
Ala-armadores:
- Georginho (SESI Franca-SP)
- Gui Deodato (Flamengo-RJ)
- Didi Louzada (SESI Franca-SP)
Alas:
- Zu Júnior (SESI Franca-SP)
- Lucas Dias (SESI Franca-SP)
Pivôs:
- Bruno Caboclo (Hapoel Tel Aviv-ISR)
- João Marcelo “Mãozinha” (Memphis Hustle-EUA)
- Marcio Henrique (RatioPharm Ulm-ALE)
- Mathias Alessanco (Bétis-ESP)
- Nathan Mariano (SESI Franca-SP)
Comissão Técnica
- Diretor Técnico: Victor Mansure
- Treinador: Aleksandar Petrovic
- Assistentes Técnicos: Bruno Savignani, Demétrius Ferraciú, Hélio Garcia Filho
- Preparador Físico: Felipe Tinoco
- Médico: Anderson Nascimento
- Fisioterapeuta: Rafael Plein
- Apoio Técnico: PH Pereira
- Coordenador de Seleções: Eduardo Machado
- Gerente de Comunicação: Thierry Gozzer
- Apoio Administrativo: Roberto Redovalio