Close

Login

Close

Register

Close

Lost Password

Tendências

Em sua quarta final em cinco edições, Flamengo é superado pelo Quimsa na decisão e fica com o vice-campeonato da Basketball Champions League Americas

O Flamengo lutou muito, mas não conseguiu conquistar seu segundo título da Basketball Champions League Americas (BCLA). Neste domingo, no Estadio Ciudad de Santiago del Estero, na Argentina, o time brasileiro foi derrotado pelo Quimsa, da Argentina, por 92 a 80, na decisão do Final Four da temporada 2023/24. É importante destacar que o Flamengo chegou à final em quatro das cinco edições do torneio continental. Já o Halcones de Xalapa, do México, ficou em terceiro lugar ao vencer o Hebraica Macabi, do Uruguai, por 101 a 99, na prorrogação.

Apesar da vitória do Quimsa, que também foi o campeão inaugural da BCLA na temporada 2019/20, o Brasil continua sendo o país com mais títulos na competição, com três conquistas: Flamengo (2020/21), São Paulo (2021/22) e Franca (2022/23).

Melhor equipe da temporada regular do NBB CAIXA, com 31 vitórias e 5 derrotas, o Flamengo agora se concentra nos playoffs. O primeiro desafio será contra o Botafogo, em uma série melhor de três pelas oitavas de final, que começa no sábado (20/04), às 19h30, no ginásio Oscar Zelaya, casa do rival. A partida terá transmissão do SporTV e do NBB BasquetPass. Vale lembrar que o Flamengo já conquistou o título da Copa Super 8 nesta temporada.

+ Confira as estatísticas da partida

O Flamengo ficou à frente no placar apenas uma vez no primeiro quarto, quando Gui Deodato acertou um arremesso de três pontos e colocou o time em 3 a 2. A partir desse momento, o Quimsa assumiu o controle da partida e terminou o primeiro quarto com uma vantagem de 16 pontos: 28 a 12. A principal diferença entre as equipes foi o aproveitamento de arremessos de três pontos. O Flamengo acertou apenas duas de oito tentativas (25%), enquanto os argentinos tiveram um aproveitamento de 83% (5/6).

Em desvantagem, o Flamengo iniciou o segundo período com uma defesa em zona 2-3, pressionando bastante o Quimsa. A estratégia ajudou a equilibrar a partida. Apesar disso, o time brasileiro foi superado na parcial por 22 a 21, indo para o intervalo com 17 pontos de desvantagem: 50 a 33.

A equipe do técnico Gustavo de Conte voltou com outro espírito para o terceiro quarto e, rapidamente, fez 8 a 2. Liderados por Franco Balbi e Martín Cuello, o Flamengo foi melhor que o Quimsa na parcial, vencendo por 26 a 20. A vantagem dos argentinos caiu para 11 pontos antes do último período (70 a 59). Embora tenha lutado até o fim, o time rubro-negro não conseguiu reverter a situação no último quarto e ficou com o vice-campeonato da BCLA.

“Não conseguimos sair com o título que tanto queríamos. Perdemos um jogo na estreia e outro na final, mas fizemos uma campanha bastante regular. São quatro finais em cinco Champions, infelizmente não conseguimos o título. Perdemos para uma grande equipe, mais uma vez, na casa deles, muito devido ao início de jogo. Tivemos um começo terrível, com um 28 a 12, um aproveitamento muito baixo e um aproveitamento muito alto do Quimsa. Pagamos esse preço durante todo o jogo”, lamentou o técnico Gustavinho.

“Gostaria de agradecer a todo o apoio que a torcida nos dá. Contávamos com o apoio deles, mesmo estando longe, a torcida do Flamengo sempre nos acompanha. Precisamos continuar nesse caminho juntos, temos grandes desafios pela frente, os playoffs do NBB CAIXA já começam no próximo final de semana. Agora, precisamos de todos para que esse golpe que tivemos aqui não tenha consequências na Liga. Estamos tristes hoje, talvez amanhã também, valorizando a derrota que tivemos, mas depois já focaremos na Liga, pois vamos juntos até o final, não tenho dúvidas”, disse o armador Franco Balbi, que foi eleito para o quinteto ideal da BCLA.

Compartilhe esta postagem

Curtir esta postagem

0

Publicações relacionadas

Esportes

Notícias populares