A icônica Praia de Copacabana e o vôlei de praia brasileiro, que já conquistou 14 medalhas olímpicas, se reencontram em novembro para celebrar uma temporada histórica. Com o recente ouro de Duda e Ana Patrícia em Paris e seis etapas do Circuito Mundial realizadas no Brasil, Copacabana volta a receber uma competição internacional de vôlei de praia, a primeira desde o ouro de Alison/Bruno Schmidt e a prata de Ágatha/Bárbara Seixas nos Jogos Rio 2016.
Serão três competições, reunindo tanto as melhores duplas do mundo quanto o futuro da modalidade. De 6 a 10 de novembro, ocorre a etapa Elite do Circuito Mundial. De 20 a 23, a praia recebe a 10ª e última etapa do Circuito Brasileiro Bet7k 2024. O Circuito Brasileiro Sub-21 fecha essa sequência, de 25 a 27 de novembro. Esses eventos são realizados em parceria entre CBV, Governo do Estado e KLEFER, agência com mais de 40 anos de experiência no mercado esportivo.
“A Praia de Copacabana é um marco para o vôlei de praia, e realizar essas etapas aqui é muito especial, especialmente em um ano tão significativo para o esporte. Subimos ao topo do pódio olímpico novamente, e o vôlei de praia foi celebrado em todo o país ao longo de 2024. A CBV trabalhou para levar seis etapas do Circuito Mundial a diferentes cidades do Brasil, sendo o único país a sediar tantos torneios desse porte. O evento em Copacabana será a consagração dessa temporada”, afirmou Radamés Lattari, presidente da CBV, lembrando também das etapas Elite em Brasília (DF) e João Pessoa (PB), dos Challenges de Recife (PE) e Saquarema (RJ), e o Futures em Maricá (RJ), que ocorrerá de 5 a 8 de dezembro.
As etapas Elite recebem as principais duplas do ranking mundial; os Challenges são importantes para somar pontos e garantir um lugar no Elite; enquanto os Futures oferecem uma oportunidade para as duplas em desenvolvimento ganharem experiência ao competir contra times internacionais.
A 10ª etapa do Circuito Brasileiro Bet7k 2024, que também acontece em Copacabana, encerrará a competição nacional com a premiação dos melhores da temporada e brindará os fãs do esporte com experiências especiais, incluindo a Vôlei Shop, onde poderão adquirir itens exclusivos.
As futuras gerações do vôlei de praia também terão destaque no Rio de Janeiro, com a terceira etapa do Circuito Brasileiro Sub-21. No dia 24, a Praia do Flamengo (Posto 3) sediará uma peneira para atletas nascidos entre 2008 e 2010, com a presença de treinadores das seleções de base e adulta.
“Copacabana vai reviver sua história no vôlei de praia, comemorar as conquistas do presente e lançar um olhar para o futuro. O Rio de Janeiro é um celeiro de talentos. Teremos a comissão técnica da CBV presente na peneira, dando mais um passo importante na renovação da modalidade”, destacou Jorge Bichara, diretor técnico da CBV.
Para Sergio Campos, Sócio-Diretor do Grupo KLEFER, o evento também impulsiona a economia da cidade, ao colocar o Rio de Janeiro no centro dos principais torneios de vôlei do mundo. “É uma grande alegria sermos parceiros estratégicos nesses eventos. A KLEFER tem uma longa história com o vôlei, e ao lado da CBV e do Governo do Estado do Rio, teremos a honra de promover um evento deste porte”, afirmou Campos.
Programação da Etapa Elite do Circuito Mundial
- 6/11 – 9h às 19h – Qualifying
- 7/11 – 9h às 20h – Fase de grupos
- 8/11 – 9h às 20h – Fase de grupos
- 9/11 – 9h às 12h – Oitavas de final / 15h às 18h – Quartas de final
- 10/11 – 9h às 12h – Semifinais / 15h às 18h – Finais