O gaúcho Eduardo Ribeiro garantiu sua vaga na final do Brasil Tennis Classic, torneio ITF M15 disputado nas quadras de saibro do Lagoa Azul Tênis Clube, em Recife. Neste sábado, o tenista de 26 anos e 650º do ranking protagonizou uma semifinal brasileira contra o jovem paulista Enzo Kohlmann, de 18 anos, vencendo por duplo 6/3.
Cabeça de chave número 8 e campeão do torneio em 2022, Ribeiro já acumula quatro títulos e dois vice-campeonatos na carreira e alcança agora sua terceira final da temporada. Seu adversário na decisão de domingo será o chileno Matias Soto, que derrotou o argentino Bautista Vilicich de virada, com parciais de 4/6, 6/3 e 7/6 (7-4). A final está marcada para as 10h30, horário de Brasília.
“Muito contente, é uma semana em que estou me sentindo muito bem. Uma final assim compensa o trabalho que a gente vem fazendo, toda a luta e dedicação, e é ótimo para a confiança”, comentou Ribeiro após a vitória.
Enzo Kohlmann, que disputou sua primeira semifinal no circuito profissional, encerra uma semana de cinco vitórias, somando quatro pontos na ATP com sua campanha em Recife. Ao final do jogo, Ribeiro deixou alguns conselhos para o jovem tenista: “Eu diria para ele seguir em frente, pois está no caminho certo. Além de jogar um ótimo tênis, ele é focado e centrado, mantendo-se firme o jogo todo. Tem uma equipe excelente, e, com trabalho, ele colherá bons frutos”, destacou Ribeiro.
No torneio de duplas, o título ficou com Gilbert Klier e João Victor Loureiro, que venceram Kaue Noatto e Eduardo Ribeiro por 6/3 e 6/4 em uma final 100% brasileira. Este é o sexto troféu de duplas de Klier e o quinto de Loureiro, sendo o primeiro de ambos em 2024. A dupla campeã ganhou 15 pontos e US$ 930, enquanto os vice-campeões receberam US$ 540 e oito pontos no ranking.
“Meu objetivo é estar saudável e feliz em quadra. Competições mental e fisicamente boas trazem resultados. Estava parado há quase um ano, me recuperando de uma lesão, assim como o Loureiro, então essa vitória será memorável para nós”, disse Klier. Loureiro completou: “Foi uma semana importante para retomar o caminho das vitórias, mesmo que nas duplas, dando-nos confiança para terminar o ano bem.”
A etapa de Recife do Ano VI Brasil Tennis Classic é patrocinada pelo Santander, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, com apoio de Vivo, Azul, Stella Artois Pure Gold, Alupar, Taesa e INNI Bola Oficial.