A classificação do Brasil para as quartas de final dos Jogos Olímpicos de Paris foi dramática e cheia de sofrimento. A partir de agora, a seleção brasileira enfrentará desafios ainda maiores na busca pela medalha que não vem desde Tóquio-1964. Para isso, o Brasil precisará superar uma das equipes mais fortes do mundo, os Estados Unidos, em uma partida que acontecerá na próxima terça-feira (06/08), às 16h30.
A última vez que as seleções brasileira e americana se enfrentaram nos Jogos Olímpicos foi em 1996, em Atlanta, justamente nas quartas de final. Naquela partida, Oscar Schmidt foi o cestinha com 26 pontos, mas o Brasil perdeu por 98 a 75. A equipe dos Estados Unidos contava com cinco remanescentes do Dream Team original de Barcelona-1992: Scottie Pippen, Karl Malone, Charles Barkley, David Robinson e John Stockton.
Conheça um pouco mais sobre o adversário da seleção brasileira nas quartas de final.
Estados Unidos
Atual tetracampeão olímpico, os Estados Unidos são o país com mais medalhas de ouro na história dos Jogos Olímpicos, com 16 conquistas em 20 edições. A única vez em que não subiram ao pódio foi em Moscou-1980, devido ao boicote adotado pelo país naquele ano, o que impediu sua participação.
Após um desempenho abaixo do esperado na última Copa do Mundo, onde terminaram apenas em quarto lugar, caindo nas semifinais contra a Alemanha e perdendo o jogo pelo bronze para o Canadá, os Estados Unidos decidiram enviar sua força máxima para Paris. LeBron James liderou o movimento para garantir que todas as grandes estrelas da NBA participassem da Olimpíada de 2024.
E não é por acaso que a campanha dos Estados Unidos até aqui tem sido consistente. Eles venceram as três partidas da fase de grupos com grande superioridade: 110 a 84 contra a Sérvia, 103 a 86 contra o Sudão do Sul e 104 a 83 contra Porto Rico. A equipe americana lidera as estatísticas de pontos por jogo (105,6), assistências (27,7), roubos de bola (10,6) e eficiência (136,3).
O time do técnico Steve Kerr contará com os seguintes jogadores:
- Stephen Curry (armador – Golden State Warriors)
- Anthony Edwards (ala-armador – Minnesota Timberwolves)
- LeBron James (ala – Los Angeles Lakers)
- Kevin Durant (ala – Phoenix Suns)
- Derrick White (ala-armador – Boston Celtics)
- Tyrese Haliburton (armador – Indiana Pacers)
- Jayson Tatum (ala-armador – Boston Celtics)
- Joel Embiid (pivô – Philadelphia 76ers)
- Jrue Holiday (armador – Boston Celtics)
- Bam Adebayo (pivô – Miami Heat)
- Anthony Davis (pivô – Los Angeles Lakers)
- Devin Booker (armador – Phoenix Suns)