Serão aproximadamente 330 jogos, distribuídos em 17 cidades de seis estados e do Distrito Federal, todos com a tecnologia do sistema de Desafio, que auxilia os árbitros em lances duvidosos. A temporada 2024/2025 da Superliga começa na quarta-feira (16/10), com mais uma iniciativa da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) para modernizar e equilibrar a principal competição nacional de vôlei. Além de disponibilizar o sistema em todas as partidas, a CBV também assumirá os custos operacionais, que anteriormente eram responsabilidade dos clubes.
“A Superliga é uma referência entre as competições esportivas nacionais, e buscamos evolução em cada edição. O Sistema de Desafio traz mais segurança e equidade aos jogos, e a CBV investirá cerca de 3 milhões para garantir essa tecnologia em todas as partidas da temporada. Assumir também os custos de operação representa uma economia significativa para os clubes, permitindo que invistam em outras áreas como promoção do voleibol, experiência dos fãs e melhorias nos ginásios”, destaca Radamés Lattari, presidente da CBV.
Para garantir o uso do sistema em todas as partidas, a CBV está finalizando a compra de seis novos equipamentos para esta temporada, totalizando 18 no inventário. Além do investimento de quase 3 milhões, a CBV destinará cerca de 1 milhão para cobrir os custos operacionais e logísticos. “Ter o sistema de desafio em todos os jogos representa um ganho técnico para a Superliga. Esse era um desejo da CBV, dos clubes e dos torcedores. No início de outubro, a CBV capacitou mais 14 profissionais para operar o sistema no Centro de Desenvolvimento do Voleibol Enel, em Saquarema (RJ). Queremos sempre evoluir, tornando a principal competição de vôlei do país cada vez mais moderna e equilibrada”, afirma Jorge Bichara, diretor técnico da CBV.
Na temporada 23/24, a CBV já havia ampliado o número de equipamentos de desafio em 50%, além de realizar cinco treinamentos de capacitação de arbitragem durante a competição em parceria com a Comissão Brasileira de Arbitragem de Voleibol (Cobrav).