O gaúcho Eduardo Ribeiro foi vice-campeão do Brasil Tennis Classic, torneio do ITF M15 realizado nas quadras de saibro do Lagoa Azul Tênis Clube, no Recife. Neste domingo, o tenista de 26 anos, atualmente 650º no ranking, foi derrotado pelo chileno Matias Soto, número 303 do mundo, com o placar de 6/4 e 6/2, em uma partida de 1h37.
Campeão do torneio em 2022, Ribeiro disputou sua sétima final na carreira e estava em busca de seu quinto título em simples. Esta foi sua terceira final em 2023, após ter sido vice também nos ITF M25 de Belém e M15 de Humantla, no México.
Com a campanha em Recife, Eduardo adicionará 8 pontos ao ranking da ATP, válidos a partir de 18 de novembro. Na próxima atualização do ranking, nesta segunda-feira, ele perderá uma posição, mas espera-se que ele avance consideravelmente no ranking e se aproxime do top 600 após os novos pontos serem contabilizados.
Agora, Ribeiro segue para São Paulo, onde participará de um torneio M25 nas quadras de saibro do Clube Paineiras do Morumby. A lista de inscritos inclui outros oito brasileiros, como Pedro Sakamoto, Daniel Dutra da Silva, João Lucas Reis, Pedro Boscardin, José Pereira, João Schiessl, Gilbert Klier e Wilson Leite. O cabeça de chave número 1 será o peruano Gonzalo Bueno, atual 240º do mundo.
A etapa de Recife da sexta edição do Brasil Tennis Classic é apresentada pelo Santander, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, e conta com o copatrocínio de Vivo, Azul – Transportadora Oficial, Stella Artois Pure Gold, Alupar, Taesa e INNI Bola Oficial. O evento recebe apoio do Lagoa Azul Tênis Clube e da Federação Pernambucana de Tênis, integrando o calendário mundial do ITF World Tennis Tour – M15, com organização do Instituto Sports.