A lenda Shamell ultrapassa marca histórica no NBB CAIXA em vitória do Caxias do Sul Basquete sobre o Botafogo no Rio
Shamell Stallworth, o maior cestinha da história do NBB CAIXA, fez história mais uma vez. No ginásio do Tijuca Tênis Clube, o ala/armador do Caxias do Sul Basquete se tornou o primeiro jogador a ultrapassar a marca dos 9000 pontos em sua carreira na principal competição de basquete do Brasil, durante a partida contra o Botafogo no sábado, 09 de novembro de 2024. A temporada 2024/25, já conhecida como a temporada dos recordes, ganhou mais um capítulo especial em uma semana recheada de feitos memoráveis.
A semana no NBB CAIXA começou com Elinho Corazza se tornando o maior assistente da história, ultrapassando Fúlvio, e contou com Eddy do Cavaco e Gui Deodato alcançando importantes marcas de pontuação. Guilherme Hubner completou 500 jogos, e agora Shamell atingiu o feito histórico de nove mil pontos. Aos 44 anos, o norte-americano do Alabama precisava de apenas nove pontos para alcançar o marco e não decepcionou.
Logo nos primeiros minutos da partida, com o Botafogo liderando por 4 a 0, Shamell recebeu a bola no lado esquerdo do perímetro, infiltrou para uma bandeja e sofreu a falta, convertendo os três pontos com o lance livre. Pouco depois, acertou uma bola de três pontos, virando o placar para 11 a 9. Antes de ir para o banco para um breve descanso, ele já havia pegado um rebote e distribuído duas assistências.
No segundo quarto, o momento histórico aconteceu faltando 6 minutos e 21 segundos. Caxias do Sul perdia por 33 a 19 quando Vini Chagas roubou a bola e puxou o contra-ataque. Shamell optou por um arremesso próximo da linha de três, mas com o pé na linha, somando dois pontos e atingindo os 9001 pontos totais no NBB CAIXA. Ele manteve o aproveitamento nos lances livres, chegando ao intervalo com 12 pontos em 14 tentados. O Botafogo, no entanto, liderava por 40 a 34.
— Dá para ver pela minha atuação que estou bem melhor do que na quinta-feira. Minha mente está boa hoje, tive muito apoio da equipe para continuar firme. É sempre bom ser o primeiro a alcançar esses recordes, ninguém pode tirar isso da sua história. Alguém vai quebrar meu recorde, mas ser o primeiro a chegar a 9000 pontos é um marco importante. Isso mostra meu trabalho, quase 21 anos no Brasil, que é minha primeira casa agora — celebrou Shamell no intervalo.
O pivô Thiago Mathias, adversário de Shamell, também o parabenizou: “Quero dar os parabéns ao Shamell, 9000 pontos é uma meta que todo atleta sonha alcançar, ainda mais em um campeonato como o NBB CAIXA”.
Nos últimos dois quartos, Shamell diminuiu seu ritmo, acertando apenas dois de dez arremessos tentados. No entanto, Larry Taylor, seu velho companheiro, brilhou, anotando 14 dos seus 21 pontos, liderando a virada para o Caxias do Sul, que venceu por 69 a 63.
— Parabéns ao Shamell pelos 9000 pontos, maior cestinha do NBB CAIXA. Eu disse a ele o dia inteiro que ele faria os 9000 pontos e que sairíamos com a vitória. Fizemos acontecer hoje, muito feliz pela vitória e pelo feito dele — comentou Larry Taylor.
Shamell destacou a importância da amizade em sua longa carreira: “O mais importante são as amizades que fiz nesses quase 21 anos. Nunca imaginei que encontraria meu melhor amigo no Brasil. Isso vale mais que qualquer recorde”.
Shamell é um dos maiores jogadores da história do NBB CAIXA. Ele chegou ao Brasil em 2004 para jogar pelo Araraquara e, após algumas temporadas no exterior, retornou para o NBB 2008/09 com o Limeira. Posteriormente, se transferiu para o Pinheiros, onde jogou por cinco temporadas e conquistou a Liga das Américas em 2013, sendo MVP do Final Four. Passou por Mogi Basquete e São Paulo, acumulando títulos como o Campeonato Paulista de 2021 e a Basketball Champions League Americas 2021/22.
Na temporada atual, ele retornou ao Caxias do Sul Basquete, onde revive a parceria com Larry Taylor. Shamell é o sexto jogador com mais partidas na história do NBB CAIXA, com 526 jogos. Foi cestinha nas temporadas 2013/14 e 2014/15 e eleito estrangeiro do ano em 2015/16. Com 14 participações no Jogo das Estrelas, é um dos recordistas ao lado de Alex. Ao longo de sua carreira no NBB, ele tem médias de 17,1 pontos, 3,9 rebotes e 3,1 assistências por jogo.
Top-10 Cestinhas do NBB CAIXA:
- Shamell — 9005 pontos
- Marquinhos — 8846 pontos
- Alex — 8311 pontos
- Olivinha* — 7051 pontos
- Larry Taylor — 6574 pontos
- Betinho — 6191 pontos
- Jefferson* — 6144 pontos
- David Jackson — 6021 pontos
- Lucas Mariano — 5959 pontos
- Lucas Dias — 5855 pontos
(*Aposentados)
O NBB CAIXA é organizado pela Liga Nacional de Basquete, com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), Sportsbet.io, Penalty, UMP, Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.