- Terça-feira, 22 Março 2016
No passado fim de semana decorreu a 20.ª Jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão - Norte, com algumas alterações nos lugares cimeiros da classificação. A AA Espinho passou a liderar isolada, com 46 pontos, seguindo-se o Riba d'Ave em 2.º com 44 pontos, enquanto o Valença caiu para a 3.ª posição, com 43 pontos, quando faltam 6 jornadas para terminar a prova.
O duelo maior da jornada decorreu em Espinho, com a AA Espinho a receber e vencer o Valença HC por 6-4, assumindo a liderança da classificação e relegando o Valença para o 3.º lugar, impondo a primeira derrota ao conjunto do Alto-Minho, que até esta data era uma das poucas equipas (juntamente com SL Benfica [1.ª Div] e ADJ Vila Praia [3.ª Div]) ainda invictas nos respetivos campeonatos. Agora, a AA Espinho lidera com 46 pontos, seguida pelo Riba d'Ave com 44 pontos, pois a equipa do RAHC não vacilou e venceu a Juv. Pacense por 4-5, somando três pontos que agora dão o 2.º posto. Já o Valença, após esta ronda, caiu para a 3.ª posição. Quem também venceu foi a Escola Livre, que soma agora 34 pontos, estando atualmente no 4.º lugar da classificação. Nesta ronda, a Escola Livre foi ao recinto do HC Marco vencer por 3-7, deixando a equipa de Marco de Canavezes com os mesmos 27 pontos e na 9.ª posição. Já o CH Carvalhos, parece estar a atravessar uma excelente fase, tendo desta feita vencido frente ao Famalicense AC por 3-4. Com esta vitória a equipa dos Carvalhos cimentou a 5.ª posição, tendo somado 32 pontos, enquanto o Famalicense AC, teve a segunda derrota seguida, mantém o 6.º lugar, com os mesmos 28 pontos.
Quem também marcou passo foi o CI Sagres, que empatou a duas bolas no recinto do CART. Com este empate o CIS mantém a 7.ª posição, com 28 pontos, mas este empate foi menos mau para o CART, que conseguiu sair da zona de despromoção - subiu ao 11.º lugar, somando agora 20 pontos, os mesmos que a Juv. Pacense e Lavra, que estão já abaixo da "linha de água", pois o Lavra, apesar de ter vencido o CD Póvoa por 4-3, soma 20 pontos, mas está em desvantagem no confronto com CART e Juv. Pacense. Finalmente destaque para o OC Barcelos (b), que foi ao recinto do CD Cucujães vencer por 2-3, seguindo agora na 8.ª posição com 27 pontos, enquanto o CD Cucujães continua a manter a última posição, com os mesmos 7 pontos, parecendo-nos óbvio que a equipa da Vila de Cucujães não deverá conseguir escapar à descida de divisão.